O material exposto foi desenvolvido por Josana Camilo e é parte do conteúdo da apostila dos cursos de astrologia ministrados pela autora.
No aspecto de oposição os planetas encontram-se a uma distância angular de 180º de arco.
É um aspecto considerado maléfico pela tradição e é chamado na astrologia moderna de desafiador ou tenso.
Na oposição as funções representadas pelos planetas atuam em desarmonia entre si, produzindo obstáculos, limites e dificuldades. Embora seja um aspecto negativo, na oposição os signos envolvidos são sempre* os signos pertencentes a elementos compatíveis - fogo/ar terra/água. Isso gera a possibilidade (não fácil) de complementação entre as funções. Entre os signos em que os planetas estão localizados encontram-se cinco signos.
No desdobramento da conjunção a oposição representa a fase em que, passadas as facilidades e aprendizado do sextil, os desafios da quadratura e o desimpedimento do trígono, as energias combinadas alcancem o ponto máximo possível de força. Nesse momento, embora exista plena conscientização do potencial ativado, há desgaste e limitação para a atuação.
Na metáfora da semente, a oposição é a fase em que o desenvolvimento da planta chega ao seu ponto máximo. Ela já se revelou no que era possível atingir dadas as condições em que se desenvolveu. Daí para a frente não há mais nada de novo a esperar da planta.