top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

ogham

Índice

Ogham

Símbolos e significados

betula.png

BETH - BIRCH - BÉTULA
UM NOVO COMEÇO

A primeira das árvores ogâmicas simboliza novos começos. Indica também sorte, boa fortuna, proteção e eliminação das vibrações negativas de pessoas e ambientes. Costuma ser associada ao aspecto feminino de Deus  -  a Grande Deusa Mãe.  Em  geral,  aconselha  a aproveitar as boas energias circundantes para realizar algo novo em detrimento de insistir em algo velho. Significa ainda pórtico para a exploração de outros mundos. Sendo as energias em questão extremamente positivas e benéficas, existe o risco de alguma impetuosidade ou imprudência - ainda que a boa fortuna possa prevalecer, é aconselhável uma certa precaução contra riscos desnecessários.

Cor - branca
Animal - vaca
Pássaro - faisão
Florais - Califórnia Wild Rose (Califórnia), Camomile (Califórnia)
Aromas - bálsamo, alecrim, cânfora

tramazeira_rowan.png

LUIS - ROWAN - TRAMAZEIRA
BÊNÇÃOS E DISCERNIMENTO

Apoio, proteção e controle dos sentidos contra encantamentos, distrações, ataques psíquicos, malevolência e contratempos. Insights, aprendizado evolutivo, capacidade de separar o joio do trigo. Também utilizada   para o desenvolvimento dos  poderes  da percepção e  da premonição. Para o caso de não haver problemas ou obstruções em evidência, significa um alerta para a possibilidade de interferências indesejáveis, tais como inveja e algumas formas de "magia contrária". Para o caso de as coisas não estarem muito bem, aconselha paciência e controle, pois o descompasso é temporário e facilmente sanável.

Cores - vermelha e cinza
Animais - unicórnio e urso
Pássaro - pato
Florais - Garlic (Califórnia), Lavander (Califórnia)
Aromas - cedro, amor-perfeito, limão

amieiro_alder.png

FEARN - ALDER - AMIEIRO

ALICERCE PODEROSO

Árvore associada a Bran (herói lendário da mitologia céltica) e à maneira pela qual ele usava o próprio corpo como uma ponte para transpôr águas perigosas. Assim, seu primeiro símbolo é uma ponte. madeira do amieiro é  também resistente  à corrupção, simbolizando assim vigor moral, coragem e resistência. Bran era oracular, desta forma indicando proteção espiritual e poderes oraculares. Em adição, confere tenacidade, determinação e ações honoráveis.

Cor - carmim
Animais - raposa vermelha, carneiro e cavalo (garanhão)
Pássaro - gaivota
Florais - Larkspur (Califórnia), Sunflower (Califórnia)
Aromas - orquídea azul, violeta, canela, eucalipto

salqueiro_willow.png

AILLE - WILLOW - SALGUEIRO

INTUIÇÃO

Indica ciclos, ritmos e o fluxo e refluxo das marés. Está estreitamente conectada à água, ao inconsciente, à Lua e aos aspectos femininos de ambos os sexos. É símbolo da intuição, da habilidade em estabelecer conexões  e  obter conhecimento  sem  saber-se  exatamente  como  e  porque sabe-se. A dica é manter-se alerta às sinalizações sutis enviadas pelo invisível.

Cor - ígnea
Animal - lebre e gato
Pássaro - falcão
Florais - Willow (Bach), Cerato (Bach), Mariposa Lily (Califórnia)
Aromas - flor-de-maçã, mirra, lótus, benzoim

freixo_ash.png

NUIN - ASH - FREIXO

CONEXÕES

Yggdrasil, a Árvore do Mundo - de grande significado na tradição mágica - é um freixo. Simboliza conexões e movimentos entre os mais variados lugares e aspectos da realidade; um elo de ligação entre o interno e  o  externo; um paradigma de união entre o microcosmos e o macrocosmos; uma sintonia entre o espírito e a matéria, neste mundo e nos planos paralelos. A dica é observar como todos os aspectos interagem simultaneamente nas circunstâncias.

Cor - verde-clara
Animal - serpente
Pássaro - narceja (agachadeira)
Florais - Corn (Califórnia), Fawn Lily (Califórnia)
Aromas - alecrim, alfazema, angélica

hawthorn_piriteiro.png

HUATHA - HAWTHORN - PIRITEIRO

PACIÊNCIA

Espinhos aguçados e belas flores e folhas ilustram seu simbolismo: dualidade e perigo em potencial. Ainda que não seja difícil enxergar os extremos de uma questão, normalmente a sabedoria jaz numa reflexão equilibrada entre ambos, ao invés de se pôr em marcha impulsivamente em busca de uma solução, ou uma escolha impensada entre alternativas conflitantes. Por vezes, a melhor atitude é a inação, pacientemente dar tempo ao tempo - deixar-se quedar na densa moita do piriteiro e utilizar seus espinhos como defesa. Um outro símbolo dessa dualidade refere-se à sexualidade, podendo indicar tanto castidade quanto luxúria - proteção e purificação.

Cor - púrpura
Animais - bode e dragão
Pássaro - corvo noturno
Florais - Impatiens (Bach), Scleranthus (Bach), Rok Water (Bach)
Aromas - rosas, vetiver, incenso (bosvellia carteri)

oak_carvalho.png

DUIR - OAK - CARVALHO

UMA PORTA PODEROSA

Árvore extremamente poderosa e sagrada em toda a Europa, indica proteção - uma porta de entrada para mistérios e intensidades; uma porta que tanto pode ser aberta para a conquista do que se almeja, quanto pode ser fechada contra movimentos indesejados. Por esta razão, simboliza força e limites apropriados, conferindo o poder necessário para a superação de qualquer obstáculo. Também indica a possibilidade de acessar universos paralelos e comunicar-se com o invisível. Em adição, indica permanecer de pé por conta própria - o líder de um grupo ou um líder por natureza (aquele que tem a resistência do carvalho).

Cores - marron-terra e preta
Animais - cavalo branco, leão e salamandra
Pássaro - garriça (troglodíteo)
Florais - Oak (Bach), Gentian (Bach)
Aromas - lavanda, orquídea azul, limão

holly_azevinhoa.png

TINNE - HOLLY - AZEVINHO

PROMOVENDO EQUILÍBRIO

As qualidades da fuste da lança são equilíbrio e direcionamento. Como a lança deve ser erguida em simultaneidade à avaliação de seu peso para ser arremessada, o azevinho simboliza equilíbrio direcionado e virilidade. Essencialmente masculina, é uma indicação de paternidade, habilidade e boa disposição para lutar por justiça, compensar desacertos e vivificar o equilíbrio.

Cor - cinza-chumbo
Animal - cavalo de batalha
Pássaro - estorninho
Floral - Scleranthus (Bach)
Aromas - cítricos

hazel_aveleira.png

COLL - HAZEL - AVELÃZEIRA

SABEDORIA POÉTICA

Muitas das lendas célticas referem-se ao Salmão Sagrado e sua associação com avelãs. O salmão alojava-se sob a proteção da avelãzeira e comia as 9 castanhas da sabedoria poética - as cascas das avelãs comidas pelo salmão eram utilizadas para finalidades de magia, desta forma simbolizando a introvisão necessária para iluminar a criatividade e resolver conflitos. Varinhas de avelãzeira ("varinhas de condão") também eram usadas em processos divinatórios, indicando assim uma inesgotável fonte de inspiração para a poesia, divinação e meditação à sombra e proteção dessa árvore - uma conexão à habilidade de descobrir coisas belas e fazer bom uso das palavras.

Cor - castanha
Animal - salmão
Pássaro - grou
Florais - Íris (Califórnia), Cosmos (Califórnia), Star Tulip (Califórnia)
Aromas - mirra, violeta, lavanda

apple_macieira.png

QUERT - APPLE - MACIEIRA

BELEZA E ETERNIDADE

Avalon - a Ilha das Maçãs - é um lugar de restauração e cura nas lendas arturianas. A maçã simboliza beleza, juventude eterna, vitalidade, amor e romance - a celebração da vida. Também indica uma escolha necessária entre duas excelentes alternativas.

Cor - castanha
Animal - salmão
Pássaro - grou
Florais - Íris (Califórnia), Cosmos (Califórnia), Star Tulip (Califórnia)
Aromas - mirra, violeta, lavanda

vine_videira.png

MUIN - VINE - VIDEIRA

REVELAÇÕES

Os efeitos do vinho são bem conhecidos. Desinibe e perfila-nos a falar e agir mais espontaneamente. A videira simboliza a verdade que podemos encontrar interiormente, de maneira audaz e desinibida. Com o risco, todavia, de resvalarmos na autodecepção e auto-indulgência. Também indica a liberação de poderes proféticos. A dica é saber equilibrar com sabedoria o bom senso e a libertação dos instintos.

Cor - pintalgada
Animal - lagarto
Pássaro - chapim
Florais - Easter Lily (Califórnia), Mimulus (Bach)
Aromas - cravo, benzoim, ylang-ylang

ivy_hera.png

GORT - IVY - HERA

PROGRESSO E TENACIDADE

A hera é capaz de crescer e espalhar-se em quaisquer condições climáticas. Seu formato voluteado simboliza as espirais da personalidade e a procura pela individuação. Também pode significar um labirinto de emoções e pensamentos contraditórios em busca de algo que faça sentido, e ainda as divagações da alma em suas viagens internas e externas em busca de alimento e experiências. Em um sentido mais físico, simboliza o progresso direcionado à uma meta, e tenacidade face às dificuldades encontradas pelo caminho. A dica é determinar com sabedoria a meta de maior valia que ser atingir, considerando e avaliando uma possível deficiência de julgamento e discriminação, de maneira a evitar um desperdício inútil de energia na conquista dessa meta.

Cor - azul-céu
Animal - javali
Pássaro - cisne branco
Florais - Rabbitbrush (Califórnia), Shasta Daisy (Califórnia)
Aromas - lavanda, rosas, jasmim, laranja

reed_junco.png

NGETAL - REED - JUNCO

EXPERIÊNCIA E PRESERVAÇÃO

Enquanto o junco não seja propriamente uma árvore, os antigos celtas costumavam defini-lo como tal pela sua estirpe de arborização e amadeiramento. Nesses tempos, o junco era usado na feitura de lápis, papel, mensuração, papelão alcatroado para cobertura de telhados e para forrar o chão, entre outros usos domésticos. De maneira que, o junco simboliza tanto conhecimento e escolaridade, quanto preservação em geral. Ao mesmo tempo em que era utilizada para fabricar setas, por sua característica pontiaguda, simbolizava também música, gaita de foles e flautas - uma indicação de que os guerreiros cantavam e dançavam antes de enfrentar uma batalha. Em adição, o junco indica ação direta e o encontro das direções significativas para o propósito de uma jornada.

Cor - verde-grama
Animais - cachorro, alce, rato
Pássaro - ganso
Florais - Blackberry (Califórnia)
Aromas - cânfora, alecrim, eucalipto, arruda

blackthorn_abrunheiro.png

STRAIF - BLACKTHORN - ABRUNHEIRO

RESISTÊNCIA NA ADVERSIDADE

Trata-se de uma árvore invernal. Seus frutos (ameixa selvagem) adocicados, amadurecem só depois de crestados pelo congelamento, e eram usados para produzir beberagens aromáticas. O abrunheiro cresce em densas moitas; seus espinhos tortuosos eram utilizados para unir imagens de cera, e sua madeira negra era usada na feitura de cajados e bordões. Simboliza, ao mesmo tempo que adversidade, a força necessária para superá-la. Em extremos, indica a inexorável força do destino ou influências externas, fora de controle, que devem ser aceitas.

Cor - púrpura brilhante
Animais - lobo, sapo e gato preto
Pássaro - tordo
Florais - Lavander (Califórnia), Gentian (Bach)
Aromas - bálsamo, camomila, cravo, menta

elder_sabugueiro.png

RUIS - ELDER - SABUGUEIRO

RESISTÊNCIA NA ADVERSIDADE

Trata-se de uma árvore invernal. Seus frutos (ameixa selvagem) adocicados, amadurecem só depois de crestados pelo congelamento, e eram usados para produzir beberagens aromáticas. O abrunheiro cresce em densas moitas; seus espinhos tortuosos eram utilizados para unir imagens de cera, e sua madeira negra era usada na feitura de cajados e bordões. Simboliza, ao mesmo tempo que adversidade, a força necessária para superá-la. Em extremos, indica a inexorável força do destino ou influências externas, fora de controle, que devem ser aceitas.

Cor - púrpura brilhante
Animais - lobo, sapo e gato preto
Pássaro - tordo
Florais - Lavander (Califórnia), Gentian (Bach)
Aromas - bálsamo, camomila, cravo, menta

silverfir_abeto.png

AILIM - SILVER FIR - ABETO

OBJETIVIDADE

O abeto é a mais alta das árvores nativas e cresce em colinas e montanhas, o que aumenta a sua altura, descortinando amplos horizontes. Por isso simboliza objetividade e perspectiva, uma distância que acrescenta uma visão clara e abrangente. Os responsórios cônicos do abeto fecham-se com chuva e abrem-se com o sol. Indica uma perspicácia abrangente do que está deixando de ser e do que está por vir. A dica é saber-se exatamente para onde se deseja ir antes de dar o primeiro passo.

Cor - azul pálida
Animais - vaca vermelha
Pássaro - ventoinha
Florais -
Aromas - ipê, gerânio, melissa

furze_tojo.png

OHN - FURZE (GORSE) - TOJO

GENEROSIDADE E CONSTÂNCIA

O tojo floresce o ano inteiro. Suas flores são abundantes em pólen e néctar e exalam um forte aroma adocicado de mel. As flores eram freqüentadas pelas primeiras abelhas do ano. Os brotos amassados provinham alimento para os cavalos e as ovelhas. Na primavera, queimava-se a velha produção para dar lugar à nova. Simboliza tanto generosidade quanto constância. Também indica procura e coleta dos elementos necessários para se atingir uma meta, além de integração e fertilidade.

Cores - amarela e dourada
Animal - coelho
Pássaro - corvo marinho
Floral - Gorse (Bach)
Aromas - melissa, rosas, canela

heater_urze.png

UR - HEATHER - URZE

SONHOS E ROMANCE

O tojo floresce o ano inteiro. Suas flores são abundantes em pólen e néctar e exalam um forte aroma adocicado de mel. As flores eram freqüentadas pelas primeiras abelhas do ano. Os brotos amassados provinham alimento para os cavalos e as ovelhas. Na primavera, queimava-se a velha produção para dar lugar à nova. Simboliza tanto generosidade quanto constância. Também indica procura e coleta dos elementos necessários para se atingir uma meta, além de integração e fertilidade.

Cores - amarela e dourada
Animal - coelho
Pássaro - corvo marinho
Floral - Gorse (Bach)
Aromas - melissa, rosas, canela

whitepoplar_choupo.png

EADHA - WHITE POPLAR (ASPEN) - CHOUPO

RESISTÊNCIA E VALENTIA

As folhas do choupo tremulam e estremecem (como calafrios) à mais leve das brisas, mas a árvore permanece inabalável, e sua madeira era usada como escudos protetores. Desta forma, simbolizando valentia face ao medo e obstáculos, e proteção e resistência quando necessário. Era costume referir-se ao choupo como uma árvore falante, sussurrante e palpitante, associada aos ventos. Neste sentido, indicando habilidade em discurso e linguagem para conquistar.

Cores - prateada e vermelha
Animal - égua branca
Pássaro - cisne sussurrante
Florais - Aspen (Bach), Self-Heal (Califórnia)
Aromas - aloe, gerânio, alfazema, camomila

groove_arvoredo.png

KOAD - GROVE - ARVOREDO

MUDANÇA E REGENERAÇÃO

Trata-se de pequenos bosques que continham vários tipos de árvores (entre elas, o carvalho) e um ribeirão. Essas árvores eram reverenciadas - nunca eram cortadas ou podadas. Nesse lugar aconteciam as reuniões onde os celtas se envolviam "na face do Sol e no ôlho da Luz". Era onde os agravos, queixas ou ressentimentos eram discutidos e os julgamentos proferidos. O arvoredo indica, portanto, a união de todo conhecimento passado, presente e futuro, onde todos os envolvidos estão reunidos, em unicidade, para a resolução dos conflitos.

Cores - cinza-azulada e dourada
Animal - cachorro
Pássaros - coruja e águia
Florais - Crab Apple (Bach), Scleranthus (Bach)
Aromas - lavanda, laranja, incenso (bosvellia carteri)

spindle_evonimo.png

OIR - SPINDLE - EVÔNIMO

GENTILEZA E HONRA

Embora a madeira do evônimo seja dura e resistente, trata-se de uma pequena e delicada árvore de folhas brilhantes, casca suavemente acinzentada e hastes esguias. A madeira era usada na confecção de pinos, carretéis, bilro, canilha e roca de fuso. Por sua delicadeza e suavidade, o evônimo simboliza a honra da comunidade, gentileza e o êxtase de revelações súbitas.

Cor - lilás
Animal - corça
Pássaro - andorinha
Florais - Quaking Grass (Califórnia), Deerbrush (Califórnia)
Aromas - rosas, lavanda, menta

honneysuckle_madresilva.png

UILLEAND - HONEYSUCKLE - MADRESSILVA

SEGREDOS

Também conhecida como videira virgem, a madressilva cresce espiralada como a hera. Suas folhas e flores se entrelaçam e exalam um perfume doce e embriagador. Indica desejos ocultos, segredos e a trajetória pela procura da individualidade.

Cor - violeta
Animal - gato
Pássaro - pavão
Florais - Centaury (Bach), Fairy Lantern (Califórnia)
Aromas - opium, patchouli, almíscar, sândalo, lótus

pine_pinho.png

PION - PINE - PINHO

CULPA

O pinho é uma árvore sempre-viva. Era conhecida como "a mais doce das madeiras". Suas folhas aguilhoadas são uma valiosa fonte de vitamina C. A essência do pinho é usada no alívio da culpa. Indica questões de culpa internas.

Cor - plúmbea
Animais - bicho-preguiça e chacal
Pássaro - urubú
Florais - Pine (Bach), Elm (Bach), Mullein (Califórnia)
Aromas - pinho, eucalipto, jasmim

beech_faia.png

PHAGOS - BEECH - FAIA

SABEDORIA ANCESTRAL

A madeira da faia, compactamente granulada, era muito fácil para trabalhar, proporcionando um acabamento suave de superfície. Devido a essas qualidades, também eram usados tabletes de faia para escrever. Faia e livro são palavras da mesma origem, concernentes a conhecimentos ancestrais revelados em objetos antigos, lugares e escritas. Faia, portanto, indica herança ancestral para obter revelações, proteger e prover uma base sólida com a qual contar.

Cor - grafite
Animal - tartaruga
Pássaro - grou
Floral - Sage (Calífórnia)
Aromas - cedro, vetiver, verbena

Norberto José Teixeira

maio de 2003

Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito do autor e da proprietária do site.

bottom of page