top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Criando Mandalas

Símbolos

Abaixo você encontrará alguns dos símbolos mais conhecidos e seus significados básicos, mas é interessante que sejam estudados posteriormente com mais profundidade.

Abelha - Trabalho; bem comum.

​

Arco-íris - Elevação, espiritualização; prosperidade, alegria.

​

Asas - Transcendência; espiritualização.

​

Balança - Equilíbrio; justiça.

​

Borboleta - Transformaçãpo; renascimento; beleza, delicadeza.

​

Cisne - Pureza, inocência.

​

Cubo - Mundo físico, concreto.

​

Espada - Mente, intelecto.

​

Fênix - Imortalidade; renascimento.

​

Flores - Desabrochar dos potenciais; amor, beleza; fertilidade, fecundidade.

​

Pássaros - Anjos; leveza; sutilização.

​

Peixes - Prosperidade, abundância.

​

Pomba - Espírito Santo; símbolo de Vênus; paz, concórdia; vida.

​

Raio - Poder Celestial.

​

Roda - Transformação; movimento, dinamismo, irradiação; ciclo.

​

Sol - Brilho, vitalidade, poder pessoal; alegria, realização.

​

Serpente - Transormação; sabedoria; sexualidade, fecundidade.

​

Tartaruga - Longevidade; sabedoria.

​

Trigo - Fertilidade; abundância; prosperidade.

Ponto
O ponto é o menor componente de uma forma geométrica ou figura qualquer. É o princípio da forma e simboliza o início ou ponto de partida; o princípio criador e criativo.

Círculo
Símbolo da unidade, do todo, do infinito, da eternidade, dos ciclos; é a forma perfeita e ideal. Está relacionado ao Universo em sua totalidade e a seu criador; ao espírito imanifesto e ao potencial criativo em estado latente. Também simboliza proteção e aconchego.

Círculo e ponto
Símbolo da fecundação, da primeira manifestação divina; a roda da vida. Representa também o Sol e seu poder doador de vida.

​

Triângulo
Símbolo da trindade, com o vértice voltado para cima indica o impulso espiritual que impele o homem à evolução e elevação, e voltado para baixo, involução. Representa também os ternários, ou seja, o equilíbrio entre os opostos. Ex: luz - penumbra - sobra; quente - morno - frio, etc.

Quadrado
Símbolo da matéria, o quadrado está relacionado aos quatro elementos, à densidade, à ordem e à rigidez.

​

Cruz Grega
O eixo horizontal representa o mundo da matéria e o vertical o mundo espiritual. Dessa forma representa o espírito imerso na matéria.

Pentagrama
Simboliza o homem perfeito com seus 4 sentidos mais a espiritualidade (ponta superior). Invertido, indica a perversão dos princípios mais elevados do ser humano, relacionando-se à magia negra.

Lótus
Para os egípcios a flor de lótus era considerada o símbolo da criação e renascimento - ao cair da noite a flor se fecha e submerge nas águas para ao romper do dia emergir. Também é associada a Buda e à pureza por nascer no lodo e manter-se imaculada.

Ank ou Cruz Ansata
Também chamada de Cruz Ansata, é um antigo símbolo solar egípcio que simboliza a vida eterna, renascimento e regeneração. Expressa a idéia do ciclo da vida inserida no mundo material.

​

Cruz de Malta
Representação das forças centrípetas do universo, a Cruz de Malta foi outorgada à Ordem dos Cavaleiros de São João pelo Papa Inocêncio II em 1130 e suas oito pontas representam as oito bem-aventuranças. Também é conhecida como Cruz de São João e como a cruz do Mestre Saint Germain.

​

Espiral
Símbolo de movimento, a espiral é a representação do caminho da alma, da busca do ser humano pela evolução. Indica a continuidade através dos ciclos. A espiral tem iníco de dentro para fora - no sentido horário indica evolução, no anti-horário involução.

Leminiscata
Símbolo do infinito, representa a o perfeito equilíbrio das leis que regem o Universo. etc.

Udjat ou Olho de Hórus
Antigo símbolo egípcio, representa o "olho que tudo vê", o olho divino do Deus Hórus. Simboliza proteção espiritual e a luta entre a luz e as trevas.

Aum
Símbolo universal do Yoga e do Hinduísmo, é a representação gráfica (o yantra) do mantra AUM (pronuncia-se OM) representa a energia cósmica em estado de pureza. Na tradução do sânscrito é "aquilo que protege e sustenta".

Selo de Salomão
Também chamado "Estrela de Davi" é um símbolo que consiste de dois triângulos entrelaçados, um voltado para cima (evolução), e o outro, para baixo (involução). Simboliza a alma humana e a integração do mundo espiritual com o material.

Tau
Seu nome deriva da 19a letra grega, que tem a mesma forma. Utilizada pelos egípcios, representava um martelo com duas cabeças, sinal "daquele que faz cumprir". Para os escandinavos a Tau representava o martelo do deus Thor.

Triluna
Símbolo sagrado da Deusa Tríplice (possui três faces) em seus aspectos de jovem, mãe e anciã. É um simbolo utilizado na Wicca em invocações à Grande Mãe e deidades lunares.

Triskle ou Triskele
Símbolo encontrado entre os Celtas e utilizado na Wicca, está associado ao fluxo das estações e às três faces da Deusa (jovem, mulher e anciã - nascer, viver e morrer), às três fases da lua (crescente, cheia e minguante) e à natureza tríplice do ser humano (corpo, mente e alma).

Swastica ou Suástica (Cruz Gamada)
Antigo e importante símbolo budista, representa a energia criativa do cosmo em movimento, a energia geradora do universo. Foi escolhida como símbolo do movimento nazista e teve seu significado pervertido ao ser utilizada no sentido anti-horário (involução, destruição e decadência).

Uróboros ou Ouroboros
Serpente que morde a própria cauda, é símbolo da totalidade, do tempo, dos ciclos e da continuidade da vida. Representa também a auto-fecundação da natureza e seus padrões cíclicos.

Yin-Yang
Símbolo do T'ai Chi onde estão unidos os princípios Yang (energia cósmica) e Yin (energia telúrica). Simboliza as primeiras manifestações do Tao, a grande matriz invisível do Universo. Representa a integração dos opostos.

Gebo (símbolo rúnico)
Dádiva. Percepção do Divino em todas as coisas.

Kano (símbolo rúnico)
Criatividade. Abertura.

Laguz (símbolo rúnico)
Fluidez. Intuição.

Fehu (símbolo rúnico)
Sucesso. Fartura.

Berkana (símbolo rúnico)
Fertilidade. Crescimento. Florescimento.

Josana Camilo

maio. 2005

Índice

Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito do autor e da proprietária do site.

bottom of page