top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Criando Mandalas

Para começar...

A mandala é o produto resultante da seleção e organização de figuras e cores que, já no momento da escolha, assumem características simbólicas - no processo de criação de uma mandala não escolhemos os elementos aleatoriamente, escolhemos formas e cores que representam e vibram energias específicas, de acordo com nossa intenção (prosperidade, criatividade, equilibrio, harmonia, etc.)

​

Definida a intenção, os elementos (figuras, símbolos gráficos e cores relacionados à finalidade) que farão parte da mandala deverão ser distribuídos de forma organizada a fim de obtermos um todo harmônico.

​

Abaixo seguem noções básicas sobre os elementos componentes da mandala:

Símbolo​

​

O símbolo é a representação de um conceito ou ideal e diferentemente do sinal, que transmite uma mensagem explícita, encerra uma mensagem básica que se desdobra em inúmeras significações. O símbolo faz pensar e exercita nossa capacidade de abstração e associação de idéias.

​

Além dos símbolos gráficos tradicionais (os de culturas diversas, os religiosos e os de ordens iniciáticas) são símbolos também figuras ou formas (de animais, de objetos, etc.) que, para nós, estabelecem conexão com lembranças ou idéias particulares. Não é preciso ir muito além para reconhecermos que sons, cores, sabores, sonhos e até mesmo situações são revestidos de características simbólicas, pois remetem à significações e sentimentos individuais e até mesmo coletivos.

​

Dessa forma, uma vez criada a mandala, ela própria se transforma em um símbolo.

Número​

​

O número, que também possui seu simbolismo e vibração, está presente implícita ou explicitamente na mandala seja por intermédio da cor a ele associada, da quantidade de elementos, das figuras geométricas e da divisão do espaço interno da mandala - que pode ser óbvia ou apenas sugerida pela distribuição dos elementos.

Cor​

​

Além de fazer bem aos olhos e à alma, cada cor possui vibrações e qualidades específicas e, além disso, possui propriedades físicas que atuam sobre o psiquismo: luminosidade (como a cor se manifesta aos olhos - impacto) e intensidade (pureza da cor - mais saturada ou menos saturada, ou seja, mais escura ou mais clara).

​

Esses elementos são utilizados em gênero e quantidade de acordo com a finalidade à qual se presta a mandala.

Josana Camilo

maio. 2005

Índice

Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito do autor e da proprietária do site.

bottom of page