meditação
Índice
Meditação
Meditação e êxtase
No início dos tempos, diz-se que deuses ciumentos estavam discutindo onde esconder do homem a essência da vida. Um propôs esconder no fundo dos oceanos, mas o outro disse: - Não, um dia ele vai conquistá-los e descobriria. Outro sugeriu enterrar no fundo de uma montanha, mas foi lembrado que um dia o homem chegaria ao fundo de todas as montanhas. Enfim, um terceiro sugeriu que escondessem a essência da vida dentro do próprio coração do homem, lá, certamente, ele nunca iria encontrar...
​
As plantas, já muito amigas do homem, ficaram preocupadas e resolveram ajudá-lo. Elas decidiram que se o homem quisesse, elas dariam toda a nutrição à humanidade, e também as plantas de poder, isto é, as ervas mágicas que dão a visão e a intuição, e que ampliam a consciência, conectando o homem não apenas à essência da vida, mas também ao todo cósmico.
​
Mas o homem, ambicioso por sua vez, ignorou as plantas e tratou de elaborar drogas perigosas - drogas que em vez de propiciar a visão, enlouquecem e brutalizam sua consciência. Ele provou algumas vezes - num orgasmo, num momento sagrado, num ataque de alegria sem motivo. E ele busca sempre, até hoje, esse êxtase perdido. Nessa busca, vai perdendo a si mesmo, buscando através de artifícios perigosos o que ele tem dentro de si mesmo, naturalmente.
​
Meditação é resgatar a essência da vida - uma busca que faz parte da psiquê humana. É capaz de proporcionar o maior dos êxtases, o mais completo, o mais cósmico. A maior coragem do ser humano não é escalar montanhas nem ir ao fundo dos mares, mas ir ao fundo de si mesmo.
​
QUATRO ESTÁGIOS PARA UMA JORNADA INTERIOR
​
1 - O caminho do guerreiro
Respire fundo e deixe que os pensamentos silenciem dentro de você. Sinta seu coração. Abra os olhos de maneira difusa, sem fixar nada. Preste atenção na entrada e saída de ar pelas suas narinas, sem forçar. Olhe sua vida: quem você é?... Esteja presente neste momento com todo seu coração. Dance em seu caminho para o espírito. A dança é a melhor maneira de recuperarmos nossa alma. Quando dançamos, atingimos a essência de quem somos e experimentamos a união entre espírito e matéria.
​
2 - O caminho do curador
Fique de pé, imóvel, sentindo sua força, sua calma interior, seu poder, sua presença. Procure entender o significado do amor, da gratidão, do respeito, da valorização. Em posição de espera, alerta e calmamente, ouça o seu próprio silêncio - assim você estará curando sua alma. Sinta amor por si mesmo. Deixe esse amor se expandir por todo Universo.
​
3 - O caminho do visionário
Seja verdadeiro, autêntico e deixe sua intuição completamente livre. Sinta seu centro, seu eixo, seu objetivo, seu programa de vida. Sinta sua clareza, sua objetividade, seu discernimento.
​
4 - O caminho do mestre
Depois de efetuados os três caminhos anteriores, saia literalmente caminhando pelas ruas, não fale com ninguém, sinta o tempo como uma entidade sagrada. Agora, caminhando na rua, é a hora das visões, de ver mais na frente. Sinta-se aberto e espere pacientemente, enquanto caminha, a solução criativa para as suas necessidades. Esteja atento aos resultados mas não preso a eles. A abertura e o desapego vão ajudar você a resgatar seus recursos de sabedoria e objetividade.
​
Praticando sempre que possível esses quatro estágios de meditação, poderemos entender que o êxtase vem das pequeninas coisas da vida, da simplicidade, da alegria de viver... Poderemos entender que nós somos o próprio êxtase - a essência da vida.
​
​
​
Norberto José Teixeira
agosto de 2003
Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito do autor e da proprietária do site.