top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

meditação

Índice

Meditação

Meditação e êxtase

No início dos tempos, diz-se que deuses ciumentos estavam discutindo onde esconder do homem a essência da vida. Um propôs esconder no fundo dos oceanos, mas o outro disse: - Não, um dia ele vai conquistá-los e descobriria. Outro sugeriu enterrar no fundo de uma montanha, mas foi lembrado que um dia o homem chegaria ao fundo de todas as montanhas. Enfim, um terceiro sugeriu que escondessem a essência da vida dentro do próprio coração do homem, lá, certamente, ele nunca iria encontrar...

As plantas, já muito amigas do homem, ficaram preocupadas e resolveram ajudá-lo. Elas decidiram que se o homem quisesse, elas dariam toda a nutrição à humanidade, e também as plantas de poder, isto é, as ervas mágicas que dão a visão e a intuição, e que ampliam a consciência, conectando o homem não apenas à essência da vida, mas também ao todo cósmico.

Mas o homem, ambicioso por sua vez, ignorou as plantas e tratou de elaborar drogas perigosas - drogas que em vez de propiciar a visão, enlouquecem e brutalizam sua consciência. Ele provou algumas vezes - num orgasmo, num momento sagrado, num ataque de alegria sem motivo. E ele busca sempre, até hoje, esse êxtase perdido. Nessa busca, vai perdendo a si mesmo, buscando através de artifícios perigosos o que ele tem dentro de si mesmo, naturalmente.

Meditação é resgatar a essência da vida - uma busca que faz parte da psiquê humana. É capaz de proporcionar o maior dos êxtases, o mais completo, o mais cósmico. A maior coragem do ser humano não é escalar montanhas nem ir ao fundo dos mares, mas ir ao fundo de si mesmo.

 

 

QUATRO ESTÁGIOS PARA UMA JORNADA INTERIOR

1 - O caminho do guerreiro

Respire fundo e deixe que os pensamentos silenciem dentro de você. Sinta seu coração. Abra os olhos de maneira difusa, sem fixar nada. Preste atenção na entrada e saída de ar pelas suas narinas, sem forçar. Olhe sua vida: quem você é?... Esteja presente neste momento com todo seu coração. Dance em seu caminho para o espírito. A dança é a melhor maneira de recuperarmos nossa alma. Quando dançamos, atingimos a essência de quem somos e experimentamos a união entre espírito e matéria.

 

2 - O caminho do curador

Fique de pé, imóvel, sentindo sua força, sua calma interior, seu poder, sua presença. Procure entender o significado do amor, da gratidão, do respeito, da valorização. Em posição de espera, alerta e calmamente, ouça o seu próprio silêncio - assim você estará curando sua alma. Sinta amor por si mesmo. Deixe esse amor se expandir por todo Universo.

 

3 - O caminho do visionário

Seja verdadeiro, autêntico e deixe sua intuição completamente livre. Sinta seu centro, seu eixo, seu objetivo, seu programa de vida. Sinta sua clareza, sua objetividade, seu discernimento.

 

4 - O caminho do mestre

Depois de efetuados os três caminhos anteriores, saia literalmente caminhando pelas ruas, não fale com ninguém, sinta o tempo como uma entidade sagrada. Agora, caminhando na rua, é a hora das visões, de ver mais na frente. Sinta-se aberto e espere pacientemente, enquanto caminha, a solução criativa para as suas necessidades. Esteja atento aos resultados mas não preso a eles. A abertura e o desapego vão ajudar você a resgatar seus recursos de sabedoria e objetividade.

Praticando sempre que possível esses quatro estágios de meditação, poderemos entender que o êxtase vem das pequeninas coisas da vida, da simplicidade, da alegria de viver... Poderemos entender que nós somos o próprio êxtase - a essência da vida.

Norberto José Teixeira

agosto de 2003

Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito do autor e da proprietária do site.

bottom of page