top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Índice

Criando Mandalas

Números

1

UM - Está associado à unidade, à essência de todas as coisas. Representa o princípio ativo e dinâmico. À partir do um surge o movimento primeiro de todas as manifestações.

A figura geométrica que representa o número 1 é o círculo. Note que ele é a circunferência da própria mandala. Dessa forma compreende-se que a mandala é a representação da essência das coisas. É princípio, movimento e portanto, a representação da uma fonte de energia criativa da qual se pode utilizar para colocar em movimento o que está adormecido em seu interior.

1

Alguns exemplos de mandalas de vibração 1 (sem levar em consideração a associação das cores aos números):

O UM é o número da individualidade, da independência e da auto-suficiência. Sua cor é o vermelho, que remete à energia, disposição, vitalidade e ação.

As características positivas do UM são:
ação, dinamismo, energia, liderança, independência, autoconfiança, pioneirismo, coragem, iniciativa, audácia, criatividade.


As características negativas do UM são:
individualismo, egoísmo, egocentrismo, orgulho, impaciência, autoritarismo, intolerância, agressividade.


Sua presença na mandala, seja em forma ou cor, é útil para aqueles que precisam desenvolver maior autoconfiança, auto-estima e independência. Também aqueles que sofrem de estados depressivos podem obter benefícios da mandala com ênfase (sem exagero) no 1.


O Um pode aparecer na mandala de várias formas, mas independentemente de se inserir símbolos ou cores que remetam ao um, o próprio centro da mandala e sua circunferência externa, já são representativos do Um.

Observe esta mandala:
As formas geométricas que a compõe são diferentes, mas há apenas uma unidade de cada forma. Portanto, cada uma delas é uma "unidade" distinta das demais. Está muito claro que outros números estão presentes na mandala (o 6 da estrela de seis pontas, o 4 do quadrado, o 8 do eneágono e o 1 do círculo) acrescentando a ela suas vibrações.



Uma outra forma de incluir a vibração Um na mandala é através da delimitação de áreas. Neste caso, foi utlizado o círculo para isolar imagens estabelecendo áreas "distintas"; os círculos formam anéis de imagens. As imagens podem ser de qualquer tipo, em qualquer quantidade, dependendo de outras vibrações que se deseje inserir, mas o Um se faz presente através da formação de conjuntos, no caso 3: a flor dentro do primeiro círculo, os losangos dentro do segundo círculo e as florzinhas dentro do último círculo, que também é a periferia da mandala. Também aqui, como não poderia deixar de ser, outros números estão presentes.



Com a cor também se inclui na mandala a vibração dos números. Como a cor correspondente ao número Um é a cor vermelha, basta utilizá-la. Neste exemplo, a vibração do Um aparece na cor da estrela de oito pontas. A vibração do 2 aparece na cor laranja do contorno da circunferência. Também aqui outras vibrações numéricas aparecem: a do 8 na estrela (oito pontas), a do 9 pela quantidade de estrelas, a do 4 pelo verde que colore as estrelas menores e a do 3 pelo amarelo que colore o fundo da mandala.

Josana Camilo

Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito do autor e da proprietária do site.

bottom of page