Índice
-
Introdução
-
O que é mandala?
-
Mandala em ação
-
Para começar...
-
Números
-
Cores
-
Símbolos
-
Complementos
-
Criando
Criando Mandalas
Números
8
OITO - Representa o infinito e o equilíbrio cósmico. É o número do perfeito equilíbrio das leis que regem o Universo. Está também associado às oito virtudes: honestidade, compaixão, valor, auto-sacrifício, honra, fé e humildade.
A figura geométrica que representa o número 8 é o octógono. Forma intermediária entre o quadrado e o círculo, simboliza o equilíbrio perfeito entre o macrocosmo e o microcosmo. Está também relacionado aos oito trigramas do I Ching (Baguá) Traçando segmentos de reta entre seus vértices vértices obtemos oito raios, formando assim uma roda, símbolo do movimento cíclico e contínuo da criação.
Alguns exemplos de mandalas de vibração 8 (sem levar em consideração a associação das cores aos números):
O OITO, associado à cor rosa, é o número da análise, da grandiosidade, da ambição positiva e da riqueza.
As características positivas do OITO são:
organização, disciplina, responsabilidade, assertividade, ética, liderança, poder, retidão, verdade, confiança, sucesso, prestígio, justiça.
As características negativas do OITO são:
teimosia, materialismo, injustiça, decadência, desonra, manipulação, intransigência, impaciência, intolerância, opressão.
Sua presença na mandala, seja em forma ou cor, é útil para aqueles que precisam nutrir sentimentos de auto-confiança e prosperidade.
Também é bastante útil para quem necessita de maior organização e de uma visão mais objetiva nos negócios.
O Oito pode aparecer na mandala de várias formas:
Nesta mandala o Oito é enfatizado através do octógono no centro da mandala, das oito pétalas da internas da flor e na forma da flor (também oito pétalas) e dos oito arcos. A vibração 1 aparece no círculo que delimita a mandala.
Nesta mandala a vibração Oito está presente na flor de oito pétalas. A vibração 1 aparece no miolo da flor (círculo) e no círculo interno, além da circunferência que delimita a mandala. A vibração 3 é resultante da redução dos 12 segmentos (12 = 1 + 2 = 3).
Utilizando a cor rosa na flor e no círculo externo da mandala temos a vibração Oito. Temos também, na forma de cor, as vibrações 3 (cor amarela), 4 (cor verde) e 5 (cor azul). A vibração 3 aparece também na divisão interna da mandala. A vibração 1 está presente no centro da flor e na circunferência da mandala.
Josana Camilo
Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito do autor e da proprietária do site.