top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Criando Mandalas

Números

Os números são muito importantes na construção da mandala e pode-se afirmar, seguramente, que não há mandala em que eles não estejam presentes, seja em forma de cor, na quantidade de formas comuns ou em figuras geométricas.

Conhecendo seu simbolismo você poderá acentuar, amenizar ou equilibrar determinados tipos de energia. Mas, para tanto, deve-se levar em consideração o fato de que tudo quanto existe, de concreto e abstrato, possui dupla natureza (dualidade); com a simbologia numérica não é diferente, ou seja, os números possuem tanto características positivas quanto negativas.

Portanto, é importante que se tenha o cuidado em não utilizar excessivamente determinada vibração numérica na mandala. A ênfase excessiva em um número pode acabar provocando desequilíbrio em quem a utiliza. É interessante sempre incluir na mandala, além da vibração adequada à "intenção", outra (s) vibração (ões) numéricas para que "quebrar" o excesso. Esse acréscimo serve para equilibrar a mandala e também como complemento à intenção.

Ex: uma mandala para ajudar quem a utiliza a ser mais independente e menos servil pede a vibração 1 mas, se o 1 for utilizado excessivamente a pessoa (que não aguenta mais se sentir limitada pelos outros) poderá perder a noção de que não vive sozinha e de que precisa estar em harmonia com as pessoas que a cercam. Nesse caso, a inclusão da vibração 2 na mandala servirá para equilibrar sua energia e a pessoa em questão passará a adotar um posicionamento mais individualista sem tornar-se agressiva ou irascível. É aí que entra a sensibilidade.

Clique em cada número para saber quais são as formas relacionadas e seus significados:

Josana Camilo

maio. 2005

Índice

Josana Camilo
© É expressamente proibida a cópia, reprodução e divulgação do material exposto, através de qualquer meio, sem a autorização por escrito do autor e da proprietária do site.

bottom of page